BLOG

Os filmes que mudaram minha vida

Estes filmes são tão fortes, tão questionadores, que me deixaram completamente inquieto. E mudaram meu destino

22 Feb2020

Primeiramente, este post não contém spoilers. Hahaha.

Particularmente, não me considero um fissurado por cinema, nem assisto a quase todos os lançamentos. Escolho passar pouco tempo em frente a TV, e quando passo, é apenas para desligar do mundo e relaxar.

Gosto de assistir filmes que me façam pensar. Aqueles filmes que trazem uma mensagem subliminar, uma metáfora, uma história real, que contem coisas da vida.

Mas, os filmes abaixo foram os que mais me impactaram, seja pela história ou seja pelo questionamento que trouxeram justamente num determinado momento em que era preciso repensar a forma de encarar a vida.

Recomendo demais que você os assista.


A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

Esse é um dos filmes mais impactantes, se olhado com atenção. Walter Mitty é um pacato cidadão que retrata uma rotina similar da maioria de nós: trabalha, vai prá casa e paga suas contas, e todos os seus sonhos ficam apenas na fantasia.

Walter é gerente da seção de negativos de fotografia de uma das mais famosas revistas do país. O fotógrafo da revista, Sean, é um cara aventureiro e não tem endereço fixo. E Walter, por azar (ou sorte), perde a fotografia que é para ser a capa da ultima edição. E assim, a vida lhe força a sair dessa rotina melancólica.

Para quem curte natureza, a história foi filmada na Islândia, e ainda, passa cenas da Groelândia e das cordilheiras do Himalaia. É um prato cheio de paisagens incríveis.

O filme é grandioso não somente pela história e pelos cenários, mas pelos detalhes, a atuação de Ben Stiller, a suavidade das metáforas, as mensagens subliminares, e a cena final, para mim, é a mais impressionante, que para um casal ficar junto, as vezes, não é necessário um beijo, uma pegada. Na maioria das vezes, a grande conexão está no olhar e na suavidade de um toque.  

Esse filme merece ser visto e revisto algumas vezes. Ele traz muitos questionamentos sobre o quanto sacrificamos nosso tempo em uma vida burocrática, em que nossos sonhos ficam enjaulados pela rotina. Mas há entendimentos que só são absorvidos após várias vezes rever o filme.

 


 

NA NATUREZA SELVAGEM

Baseado na história de vida de Christofer McEndless, um viajante que escolheu viver um modo completamente alternativo de vida. No filme, simbolicamente, ele queima o pouco dinheiro e resolve viver de forma completamente sem recursos financeiros.

Seu modo de vida, embora para nós é um pouco utópico, nos faz questionar o mundo consumista e a cultura do “ter”, onde sacrificamos nosso tempo para trabalhar e comprar coisas que não são realmente essenciais. Uma sensacional reflexão sobre o desapego ao materialismo.

 


 

ANTES DE PARTIR

O que você faria se soubesse que está morrendo?

Há quem diga que a morte te dá uma nova perspectiva da vida. E é justamente isso que retrata esse filme, onde Carter (Morgan Freeman) e Edward (Jack Nickolson) são dois bonachões  que estão com seus dias contados, devido a uma doença terminal diagnosticada.

Mas Carter, em um exercício de infância provocado pelo seu professor, faz uma lista de coisas legais pra fazer “antes de partir”. E quando jovem, os desejos geralmente são “se tornar presidente” ou “ficar milionário”. Mas a “Bucket List” foi reformulada e os desejos dessa lista são uma grande aula de vida que te fazer pensar no que realmente é importante.  

A vida tem tantos presentes que não percebemos.

 


 

THE WAY – O CAMINHO DE SANTIAGO

The Way é outro filme que é uma lição de vida. Thomas Avery é um médico e pai do jovem Daniel, um cara que resolve largar o doutorado e a vida de trabalho burocrático para correr atrás de alguns sonhos, viajar, conhecer culturas e, entre eles, percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.

Porém, tragicamente, Daniel morre no primeiro dia da travessia. Seu pai é contatado pela polícia local para ir buscar o corpo do filho, e chegando lá, resolve cremá-lo e fazer esta travessia pelo seu filho.

No caminho, como uma grande metáfora, há pessoas que cruzam seu caminho, escancarando os defeitos e qualidades de cada um, onde Thomas tem grandes aprendizados de vida. E, como todo trekking feito em sua essência, Thomas termina a trilha enxergando a vida de uma maneira completamente diferente de quando a começou.

Apoio

Atendimento

Fale Conosco

Av. Presidente Vargas, 2690/401
CEP 99064-000
Passo Fundo/RS

Email: rafael@bilibio.com.br
Fone: (54) 9 9134 1202